31 de mar. de 2010

Detalhes

4 comentários
Essa semana estive refletindo sobre como ser gentil com o outro pressupõe mais que boa vontade! Pressupõe presença e atenção aos detalhes. Uma atitude mais observadora, de menos julgamento e de mais comunicação.

O insight veio de algo tão simples como um café da tarde com meus pais. Costume em casa que demonstra como cada ser humano é único. Meu pai gosta de usar uma xícara pequena, pratinho, uma mini colher e adoçante! Minha mãe uma xícara média, colher média e açúcar mascavo! Eu uma caneca, colher maior e açúcar branco.

Perdi a conta de quantas vezes, por falta de atenção, por pensar que isso não era importante, e até por preguiça; ignorei essas diferenças. A gentileza de fazer o café ficava incompleta, eles tinham que trocar pelo que preferiam. No fundo, se tivesse prestado atenção o “trabalho” seria o mesmo e o resultado muito melhor.

O negócio é que a gente tende a esquecer que cada pessoa é um universo; e que não viemos com bola de cristal acoplada a cintura para adivinhar o que se passa no mundo do outro. A gente acha que está fazendo o que é “certo” e que isso basta. Mas será que o eu considero como “certo”, como “bom”, como “seja o que for”, é realmente o que o outro pensa, quer ou precisa?

É mais ou menos como fazer um cego, que apenas aguardava alguém em uma esquina, atravessar a rua só porque ele está parado lá; e não entender porque ele ficou puto. “Mas e a sua super boa vontade em fazer uma gentileza; como pôde ele não levar isso em consideração?” Pois está aí a prova de que nem sempre a intenção é o que vale.

No dia a dia com nossos conhecidos é semelhante! Com o tempo e o convívio coisas pequenas acabam virando a gota d’água. De um lado, o que tenta acertar se sente desvalorizado, do outro o que abre mão ou tem que constantemente reforçar o que quer, também. A solução é simples, ou quase! Perguntar, ao invés de assumir que sabe ou julgar o que o outro está pensando, é sempre um bom começo. Mas eu acredito que a atenção aos detalhes também faz diferença.

Estamos constantemente oferecendo pistas do que gostamos ou precisamos, através de falas, exemplos e atitudes. E como diz o ditado popular; “para bom entendedor, meia palavra basta”. E se você já teve agradáveis surpresas como: ganhar um bombom de alguém porque sabia que era seu preferido; comentar que está com a garganta pegando e alguém bater na porta do seu quarto com uma caneca de chá quente depois de 15 minutos; receber uma caneta emprestada no meio de uma reunião porque alguém viu que a sua estava falhando; ou qualquer outro tipo de gentileza atenciosa e inesperada; sabe do que estou falando.

Por isso, hoje eu procuro ouvir, observar, perguntar, prestar atenção aos detalhes que importam para o outro e naquilo que possam estar precisando naquele momento. Todos são gentilezas em potencial! E cada vez que eu as aproveito e faço alguém mais feliz, deixo alguém mais tranqüilo, reforço meu amor ou minha amizade, certamente melhoro meu agora e meu futuro. A gentileza e a atenção têm essa capacidade fantástica de deixarem o presente melhor e de retornarem a nós de uma forma ou de outra.

4 comentários:

Karla Ramonda says:
5 de abril de 2010 às 11:24

Letícia, pra ajudar na divulgaçao do site que é bem bacana pela proposta que tem, vou sugerir a voce que faça sua inscrição no facebook, a princípio com seu perfil, pra contar de vc e vc adicionar seus amigos, enfim... e a partir dele vc pode criar um grupo com o nome deste blog, divulgando a proposta e assim,promover maior visibilidade, pois poderá adicionar amigos, postar links...enfim, acaba promovendo este blog e ajuda consequentemente, na divulgaçao dele.
Abraços.
Eu ja estou lá e "em parceria" estou divulgando o site www.luzdegaia.com

Leticia says:
8 de abril de 2010 às 14:39

olá Karla,
Obrigada pela dica. Estou no facebook também e acabo de criar uma 'fan page' para o blog. A propósito, não encontrei o site que comentou.
Abraços

Karla Ramonda says:
8 de abril de 2010 às 17:40

Puxa, na real é www.luzdegaia.org. E não ponto com, como havia inserido.

Mas no FAcebook tá como Luz de Gaia - procurando por grupos vc encontra.

Com que nome encontro a fan page? Nao encontrei com o nome deste blog...
Abs!

Leticia says:
22 de abril de 2010 às 11:59

Desculpe a demora no retorno. Vc encontra com o nome em inglês por enquanto Campaign for a better now. Abs

Postar um comentário