8 de mar. de 2010

5 minutos e o dia das mulheres

0 comentários
Não muito tempo atrás, eu li um livro muito bom chamado “The mind gym” (Mais ou menos: Academia da mente). Você pode encontrar mais informações sobre ele e outras atividades de seus autores neste site (em inglês): http://www.themindgym.com/.

O livro sugere exercícios simples que aumentam a eficiência da nossa mente, muitos deles trazendo sua atenção para o ‘agora’. Essa semana eu me lembrei de um que chamei de “5 minutos”. Ele consiste exatamente em focar sua atenção no que você está fazendo por mais ‘5 minutos’ antes de fazer um lanchinho, ligar o rádio ou passar para a próxima atividade. Combinado com uma lista de coisas a serem feitas e preferencialmente terminadas; o exercício faz milagres.

A semana, de certa forma, foi o inverso da anterior. Completei atividades sem dispersar (muita) energia em viagens mentais e distrações online. Cansei menos e me senti muito melhor porque obtive resultados propostos e isso melhorou meu humor e minha gentileza (comigo e com os outros). Além disso, tive muito mais energia para aproveitar os momentos de diversão e, por exemplo, dançar por 4h ininterruptas na sexta (confesso que o sapato confortável e a companhia facilitaram o cumprimento da tarefa).

O desafio desta semana é manter o ritmo nem que seja só por mais 5 minutos.

Em paralelo, aproveito o “Dia internacional das mulheres” para uma sugestão: seja gentil com uma mulher esta semana! Especialmente se ela for você!

E acostume-se a fazer isso com mais freqüência. Se a data existe é porque certamente por muito tempo nós nos esquecemos que merecemos gentileza. Gentileza que é sinônimo de respeito a quem somos; nossas características pessoais; nossos desejos, sonhos e necessidades; nossa força gentil; nossa inteireza.

Sendo gentis com nós mesmas seremos gentis com todos. Nenhuma mulher acostumada a gentilezas aceita outra atitude de outras mulheres e homens. Sendo gentis com nós mesmas ajudaremos a mudar paradigmas e criaremos um agora melhor. Eu sonho com um dia em que não mais precisemos de um “dia internacional” para lembrarmos a nós mesmas e ao mundo o nosso valor. Até lá, desejo à todas as mulheres um “gentil e feliz dia das mulheres”.

0 comentários:

Postar um comentário