“Sustentabilidade: suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas” (Relatório de Brundtland, 1987).
Sustentabilidade é um conceito abrangente que toca em aspectos econômicos, sociais e ambientais e que eu não vou explorar aqui. Se você tiver interesse, existe uma infinidade de informação sendo produzida sobre o assunto, e em breve eu monto um post com alguns links interessantes.
Sustentabilidade é também um termo em moda. Uma palavra bonita, que chama atenção, mas cuja praticidade escapa a maioria dos mortais.
Certamente, você ou alguém que você conhece, já se perguntou: “Ok? E o que eu que vivo aqui, agora e confesso nem sei se quero contribuir para as gerações futuras com um filho, ganho com isso?” Afinal de contas, nossa geração além de sofrer com a falta de consciência e ganância exacerbada das gerações anteriores, ainda tem que se privar do próprio conforto em benefício das gerações futuras? Pera lá, pô!
Mas, e se sustentabilidade puder ser uma gentileza também para comigo, além de com os outros e com o mundo, nesse momento?
Por isso, o que eu quero aqui é chamar atenção para a aplicabilidade do conceito na criação de um AGORA melhor e não um futuro melhor.
Vamos pegar uma temática dentro da constelação de temas de sustentabilidade já bem conhecida e divulgada: os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E só para ilustrar, vamos focar só no primeiro, só nos benefícios pessoais e em atitudes práticas (o mérito simbólico de quanto abrir espaços é benéfico para o coração e a alma fica para outro dia):
• Se os saquinhos de supermercado na sua casa parecem se multiplicar durante a noite em uma gaveta ou porta-saquinhos, você sabe bem qual é a vantagem de levar uma sacola própria ou mochila ao supermercado.
• Máxima observada por empresários, economistas e donas de casa: mantidas demais variáveis, menos gastos significa uma sobrinha no final mês para você usar como quiser. Enjoou da decoração da sua sala? Por que não re-decorar com objetos que seus melhores amigos guardaram e não usam mais? E fazer disso não só um momento de estar com pessoas queridas, mas uma oportunidade de ter algo perto de você com a energia daquela pessoa, lembrando constantemente o quanto você é feliz por ter amigos? Além de tudo você ainda estará ajudando eles a reutilizarem.
• E eu preciso mesmo ilustrar os benefícios acoplados a economizar água tomando banho junto? Que seja uma vez por semana para não cair na rotina, vai!
E como essas, existe um zilhão de idéias! Sustentabilidade não precisar ser um tema chato e cansativo! Não precisa entrar na nossa realidade como um peso e uma cobrança de que, caso a gente falhe em fazer “as coisas direitinho”, o mundo vai acabar!
Claro que garantir que as necessidades das gerações futuras possam ser supridas é essencial. Mas vamos fazer também a gentileza de não assombrá-las com o peso dos nossos "sacrifícios"? Existem formas mais positivas, criativas e divertidas de se olhar para esse tema, e de torná-lo parte da nossa vida. Que tal, ao invés, nos transformarmos em lendas do assunto? Vivermos histórias divertidas para, além de ficarmos mais felizes agora, termos o que contar para as gerações futuras?
0 comentários:
Postar um comentário