Eu não sou a única pessoa que acha que ser gentil é legal!
A Didi (a loira, não o trapalhão) também acha! Em um episódio do seu programa, ela sai com uma galera com capa de super herói sendo gentil com as pessoas em um shopping. Todo mundo que recebeu a gentileza, achou lindo!
Outro exemplo legal é o movimento "Trânsito mais gentil" (http://www.transitomaisgentil.com.br/).
Todo mundo que eu conheço curte quando alguém da passagem no trânsito ou segura a porta do elevador! A gente se surpreende e adora quando as pessoas são gentis; e reclama constantemente de falta de educação, senso, cidadania, etc.
Enfim, em teoria, o conceito é simples e lindo.
Na prática, eu também já fingi estar dormindo no metrô pra não perder meu lugar (afinal o que os olhos não veem não é responsa minha, certo?). E, quando é muito mais comum e fácil, empurrar quem está a sua frente, que dar passagem e aguardar o próximo trem; ser gentil se torna um desafio constante.
O conceito-desafio: "Gentileza é uma escolha voluntária e altruísta"
Ou seja, dar o lugar na fila para alguém acima de 60 anos de idade não é gentileza, é cidadania. Parar o carro para passagem de pedestres numa faixa sem semáfaro não é gentileza, é obrigação (por lei inclusive). Segurar a mochila de um gato ou uma gata no ônibus não é gentileza, é xaveco mascarado. E assim por diante! Não desconta pontos no quesito gentileza, mas também não vale nada!
A idéia aqui é ser gentil porque sim; porque eu posso, porque isso torna o meu momento mais tranquilo e feliz, e quem sabe o de mais alguém também.
Agindo em 03 níveis
- Eu. Ser gentil conosco é o primeiro passo! Assim pretendo ignorar, por exemplo, o que aquelas vozinhas neuróticas interiores estão me dizendo sobre esse blog e como ele (e eu) não prestamos pra nada!
- Os outros. Vale ser gentil com a mãe, o pai, os irmãos, os amigos, o vizinho, o cachorro, o gato, o papagaio. O que não pode é sorrir para o estranho na padaria e dar patada em quem está perto para "compensar".
- O mundo. Ser gentil quebra paradigmas. Pense bem, como mulher, abrir a porta para um rapaz por simples gentileza diz mais sobre igualdade que 1.000.000 de sutiãns queimados! Da mesma forma, reduzir o lixo é ser gentil com o planeta!
Ser gentil exige bom-senso
Por gentileza, não extrapole! No fundo, não é preciso ser um super herói para ser gentil! Não precisa sair correndo para abrir a porta primeiro! Não é necessário falar sim sempre e prometer algo de que vá se arrepender, só para ser gentil com um amigo! E, definitivamente, não compre uma bolsa de 5.000 reais só para ser gentil consigo mesma!
No fundo, ser gentil é simples, tudo o que é necessário é vontade e atenção.
3 comentários:
11 de fevereiro de 2010 às 10:37
Leticia, que incrível esse post que você fez!
Muito bacana mesmo. A ideia de "Um agora melhor" é muito boa e tem tudo a ver com o Trânsito + Gentil.
Chegamos aqui através da citação do Trânsito + Gentil e encontramos muito mais que apenas um apoio à campanha. Você fala sobre a gentileza, em suas diferentes formas, e prende a gente com um jeito gostoso de escrever.
Percebemos que realmente, a gentileza é algo muito sutil que acaba fazendo uma diferença enorme! Começamos a te seguir no Twitter, parabéns por ter essa visão tão legal sobre o assunto e escrever tão bem :)
E ah, claro! Não esquecendo do ponto inicial, obrigado por citar nossa campanha!
Equipe Trânsito + Gentil.
11 de fevereiro de 2010 às 14:08
Adorei, Le. Gentileza é um conceito que venho tentando aplicar às minhas atitudes há muito tempo. Às vezes tenho sucesso e outras sou um desastre completo. Mas continuo tentando.
Acredito que a gentileza é uma corrente, como vc contou no exemplo de segurar a bolsa da moça do ônibus. Uma gentileza chama outra. Mas mais que isso, uma gentileza quebra as pernas de uma pessoa grosseira, interrompe o ciclo do mau-humor e pode simplesmente transformar o dia de uma pessoa (da que recebeu a gentileza ou da que fez).
Gentileza! Sempre!
Bjs
Lud
11 de fevereiro de 2010 às 18:06
Oi Min....!!!
que lindo, ou melhor, que LINDA!!!
esta é sua alma sem sombra de dúvida!
E deixo aki uma sugestãozinha simples de lição de casa diária que comecei fazendo aos poucos e tento sempre me superar; uma vez que, tbém num sou santa e tenho meus dias de fúria total rsrsrs
... é nesses dias que coloco o tróço em prática.....
me obrigo a fazer 3 boas ações no dia;
deixo aquele infeliz no trânsito entrar na minha frente sem duelar...
ajudo velhinhas em super mercado; seja para ver os preços
( pelo menos ainda consigo achar meus óculos!!! )seja carregando suas cestinhas até o caixa ou pegando na prateleira, algum produto mais alto para elas, que adoram o mimo !! :)
Deixo pedestres pentelhos atravessarem fora da faixa, mesmo com o sinal aberto pra mim.
Bato um papinho com o vendedor de bugigangas no trânsito, desejo sucesso, boa sorte e bom dia...
Fora estas cositas; que são simples mas totalmente básicas para um mundinho mais sorridente, criei o costume de elogiar pessoas simples, aquelas que estão em nosso dia a dia mas ninguém vê...explicando;
a mocinha do caixa da padoca, falo do sorriso ou do cabelo dela que está mais bonito
do frentista no posto, elogio sua cordialidade sempre
da manicure e suas "mãos de fada "que nasceram exatamente pra fazer aquilo tão bem feito
do borracheiro que acha com precisão cirúrgica um prego quase invisível em nosso pneu ( son of b... que furou na chuva !!! )
que talento que les têm não???!!!
todo o mundo ganha o dia acretida?????!!!! e é tãooooooooo simples né? Mas tem que ser sincero, de coração, e, preferencialmente com um sorriso tbém ao elogiar, contagia,
I swear !!!!!!!
Em meus dias de cão raivoso, me tranco em casa,fujo de mim mesma, me ponho "de molho" até o azedume baixar e eu voltar a ser convivível pelo menos ! Resolve...!
Se todo mundo tentar uma coisinha do bem, diferente por dia, faremos aquela tão esperada corrente inquebrável de boas energias around us né?!!!
Vale a pena tentar e começar, assim como vc fez com seu blog!!
Preciso dizer que te amo?????? ;)
Bjkas na sua alma Min...
VC
Postar um comentário